quarta-feira, 27 de junho de 2012

O crime organizado em São Paulo e a omissão dos responsáveis pela Lei.


Relatórios confidenciais da Polícia Civil de São Paulo exibidos recentemente em reportagem da TV Bandeirantes, e que estranhamente, os jornais de grande circulação não repercutiram as gravíssimas denúncias com a dimensão merecida, tratam do envolvimento de policiais militares com o crime organizado.

São verdadeiras “organizações criminosas que atuam dentro e fora dos presídios, e que estariam cooptando policiais para que eles não interfiram nos pontos de venda de drogas e ajudem nos furtos de caixas eletrônicos”.

Nas apurações preliminares realizadas por órgãos de inteligência da Polícia Civil foram encontrados indícios de envolvimento de policiais militares com o crime organizado, levando a requerer uma investigação para apuração mais detalhada desse envolvimento.

Para atingir o sucesso esperado, os relatórios confidenciais foram encaminhados, ainda segundo a matéria jornalística, ao Secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, para conhecimento e apuração das graves denúncias, porém, não se sabe se por omissão ou depravação o secretário “engavetou” os documentos sem adotar nenhuma providência apurativa.

Sem dúvida, na melhor das hipóteses, estamos diante de uma omissão grave e na pior das hipóteses diante de um crime tipificado no artigo 319 do Código Penal, ou seja, prevaricação. E quem teria praticado a omissão ou a prevaricação? Obviamente, o Secretário da Segurança Pública, que teria “engavetado” os relatórios confidenciais sem adotar qualquer providência de apuração. Também é necessário que se apure se o governador tomou conhecimento do conteúdo explosivo desses relatórios e, se tal se confirmar, também ele deverá responder pela omissão/prevaricação.

Resta-nos acompanhar o desenrolar dos fatos e, principalmente, a apuração que está sendo realizada pelo MPE com a expectativa de que a Procuradoria Geral da Republica faça o mesmo em relação ao governador Alckmin. Chega de impunidade. Que as denúncias contra policiais militares sejam apuradas com rigor, o mesmo ocorrendo contra aqueles que se negaram a apurá-las e, se tudo for confirmado, que se punam os criminosos, os omissos e os prevaricadores.

Acompanhe abaixo o vídeo com a reportagem mencionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook